Layout de Cozinhas: 3 aspectos essenciais para a organização perfeita deste ambiente!

junho 05, 2013
Organizar a cozinha é sempre um desafio, é tanta coisinha pra guardar aqui e ali, panelas, potes, louças... mas antes de refletir sobre a Organização de Cozinha em si, precisamos analisar três aspectos super importantes no layout deste ambiente: as 3 grandes áreas, o espaço livre e o triângulo "perfeito". Eles tem tudo a ver com organização, pois definindo bem cada área, ficará muito mais fácil colocar cada coisa no seu lugar,e ainda ter uma rotina mais produtiva na cozinha! Acompanhe cada um dos três tópicos a seguir, e reflita como está o layout da sua cozinha.
  

Tópico 1 - 3 GRANDES ÁREAS


Uma cozinha está dividida em 3 grandes áreas: fria, úmida e quente, conforme figura que segue.

  3 GRANDES ÁREAS DA COZINHA

Seguindo a regra...
  • Existe janela no ambiente? A recomendação é que este espaço receba a área fria, para aproveitar melhor a iluminação natural e jamais a área quente (fogão e exaustor sob a janela não é uma boa combinação).
  • Nunca colocar fogão e refrigerador lado a lado. São dois equipamentos diferentes que trabalham de maneira oposta: um esquenta e o outro esfria. Colocando a pia no meio deles, ou mais distantes (mantendo o triângulo de trabalho), de acordo com o tipo de cozinha escolhida e possível no espaço, evitamos danos em ambos equipamentos. 
  • As exceções, o que pode ficar ao lado do refrigerador: o forno microondas não produz calor em funcionamento pois seu sistema aquece somente o alimento e o forno elétrico mesmo produzindo muito calor, devido ao fato de estar embutido em outro móvel permite um isolamento térmico maior.

 

Tópico 2 - ESPAÇO LIVRE


O ideal para cada área (fria, úmida e quente) é ter próximo/ao lado um balcão ou bancada de apoio com espaço livre para transferência de materiais, que serão colocados ou retirados de acordo com a área, como por exemplo: itens do refrigerador, louças sujas e limpas, alimentos preparados do forno. Se for possível ter uma ilha na cozinha, beleza! Já resolve a questão!

 

Tópico 3 - O TRIÂNGULO "PERFEITO"


Ao dispor as 3 áreas de maneira que formem um triângulo estaremos conferindo às tarefas executadas na cozinha uma sequência lógica, trazendo economia de tempo e movimentos. Nas próximas figuras temos a planta de 4 tipos de cozinhas, que mantém uma relação triangular entre pia, fogão e refrigerador.


Em forma de corredor, com somente uma parede disponível, típica de alguns apartamentos

Em forma de corredor, estreita e comprida, equipamentos e mobiliário ocupam 2 paredes paralelas

Este tipo possibilita utilizar as 2 paredes com modulação contínua de armários

Ideal para grandes famílias, é a que permite melhor distribuição dos elementos


Então, precisa mudar alguma coisa no layout da sua cozinha, ou está tudo ok? Um bom layout tem tudo a ver com uma rotina mais produtiva neste ambiente, você não acha? Comente o que achou destas dicas!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.