Enxoval de Bebê Minimalista

julho 22, 2013
O que é essencial num quarto de bebê? Qual o mobiliário mínimo necessário para este espaço? Refletindo sobre as atividades realizadas desde os primeiros cuidados com um bebê, poderíamos listar: Dormir, Trocar fraldas, Amamentar, Tomar banho, Guardar o Enxoval. Vamos analisar cada uma destas atividades, e qual é o mobiliário que tem a ver com elas?

Enxoval de Bebê: Mobiliário para o Quarto



DORMIR 


A escolha de um bom Berço é item essencial. Será? Há bebês que aos 6 meses já se mexem bastante, o suficiente para começar a preocupar papais e mamães de primeira viagem. Tem modelos de berço com trocador que se transformam em cômodas, mesas de apoio e/ou minicama, muito lindos, mas são bem desanimadores no preço. Na verdade berço é um item caro, se bem analisado o tempo que será usado, talvez até os 2 anos... então, e as soluções? Descobri uma coisa nova (para mim é nova!) nessa área, mas vou dedicar um post especial para ela, aguardem...

TROCAR FRALDAS


Uma Cômoda é legal para organizar os itens de higiene, e para poupar as costas das mamães e papais durante a troca de fraldas, momento que se repetirá muitas vezes durante os primeiros meses. Lembre-se de levar em conta que seu bebê não ficará tão quietinho deitado na sua frente como quando é um recém-nascido. Ele se mexerá cada vez mais, até aprender a andar e sair da cama onde está sendo trocado e correr de você pela casa, se você não conseguir distrair ele com alguma coisa durante este momento, pois para ele tudo é diversão! Por isso chegará um momento no qual vocês terão receio de trocá-lo na cômoda, e irão migrar essa atividade para a cama (a sua ou a cama do bebê mesmo, se já houver no quarto dele). Vale a dica de sentar-se na cama neste momento, para ficar mais confortável para você.

AMAMENTAR


Há mães que amamentam até os 6 meses ou 2 anos, e outras que nem chegam a amamentar, por isso investir numa linda Poltrona para Amamentação penso ser um gasto totalmente supérfulo. O sofá da sala, alguma cadeira confortável que já se tenha em casa, uma cadeira de balanço ou sentar na própria cama apoiando-se num daqueles travesseiros próprios para leitura, são formas eficazes de curtir esse momento com seu bebê! Travesseiros de amamentação até podem auxiliar você quando o bebê for bem pequeno, depois, não serão mais úteis.

Travesseiro com encosto
Travesseiro com Encosto

TOMAR BANHO


Existem modelos de Banheira com Trocador, que são mais caras e modelos de Banheira com Suportes de Ferro, bem mais econômicas, já que a banheira será usada até 1 ano ou quando o bebê aprender a ficar de pé com firmeza, e tomar banho de chuveirinho. No comecinho muitas mamães organizam a área de banho no quarto do bebê, depois quando ele começa a fazer muita bagunça na água se veem obrigadas a levar os apetrechos de banho para o banheiro. Tudo depende do espaço que se tem em casa e do quanto deseja investir nesses itens. 


Banheira com trocador
Banheira com Trocador

Banheira com Suporte de Ferro
Banheira com Suporte de Ferro


GUARDAR O ENXOVAL


A Cômoda além de trocador é útil como móvel de apoio e armazenagem de peças como vestuário, enxoval e calçados. No post Como organizar o Enxoval do Bebê numa cômoda escrevo mais sobre organização de Cômoda e/ou Trocador.

Um armário estilo "de gente grande" é também uma boa alternativa, pois terá bastante espaço para guardar as coisinhas do bebê que logo será um menino(a). Com certeza valerá o investimento a longo prazo!

Algo que não é novidade, mas é a pura realidade: a fase de bebê é passageira, e muitos itens que consideramos imprescindíveis concluiremos depois que foram desnecessários, pois poderíamos ter encontrado soluções mais interessantes e criativas. Vale analisar mais, pesquisar, reutilizar, reaproveitar...

❤ 
 
Confira a seguir alguns acessórios importantes para utilizar com o bebê em passeios, na hora da alimentação e nas primeiras brincadeiras...

Enxoval de Bebê: Acessórios para passear, comer e brincar!


PARA PASSEAR...


Bebê conforto - Essencial! É a segurança do seu filho(a) em primeiro lugar! Os pequenos podem gostar muito de ficar ali, balançando e fazendo gracinhas, enquanto ainda não sabem andar e engatinhar.

Cadeira de automóvel - Idem o item anterior, segurança é importantíssimo!

Carrinho de passeio - No começo pode ser usado para o bebê tirar umas sonequinhas e para passear, depois para alimentá-lo quando estão fazendo refeições fora de casa. Enquanto ele ainda não caminha sozinho é uma beleza!

Bolsa de passeio - Para levar o que uma mamãe prevenida não pode esquecer: lenços umedecidos, fraldas, pomada contra assaduras, trocador portátil, água, lanchinho, e uma roupinha limpa, pois pode ser necessário!

Sling ou canguru - Nem todas irão amar de paixão usar um sling ou um canguru. Felizes as que tentarem e se adaptarem bem, pois acho lindo ver as mamães e papais passeando com os bebês agarradinhos! Além do que algumas conseguem se virar nos 30 em casa, com eles agarradinhos, pertinho e seguros dentro do sling! Indico o site www.babyslings.com.br, pois foi onde comprei o meu e a Bolsa de passeio, tem modelos lindos, com direito a manual do babysling explicando direitinho como usa e dando muita recomendações valiosas!

PARA COMER...


Cadeira de alimentação - Até 6 meses para aqueles que mamarem exclusivamente no peito ficará sem utilidade, mas depois, será uma maravilha! Integrando o bebê aos poucos junto a mesa com a família, com 1 ano e alguns meses ele já estará comendo sozinho e se sentindo o máximo com as novas conquistas!

PARA BRINCAR...


Andador - Acho delicado falar sobre este acessório, mesmo que utilizado, a supervisão de um adulto com o bebê é super importante. Dá liberdade para ele se locomover sozinho, porém é preciso estar num ambiente seguro quando for utilizá-lo.

Cercado - Enquanto brinca no cercado aquele que está cuidando do bebê tem um pouco mais de independência e segurança para fazer outras coisas, mesmo ficando de olho no pequeno. Li certa vez que não é aconselhável ele ficar ali sozinho por muito tempo durante o dia (no máximo 4 horas diárias), pois ele quer companhia e interagir com quem está próximo, mas pode ser bem útil.

No post Mobiliário para Quarto de Bebê cito outros itens com base nas atividades que são realizadas com os pequenos nos primeiros meses, que tem mais a ver com o quarto deles.

 

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.